Não sei como lançar minha campanha, continua em modo rascunho

O processo de criar uma campanha de crowdfunding na Kickante é muito rápido, simples e democrático! Aqui não tem portaria, bloqueio, curadoria ou burocracia: você mesmo pode entrar no site com a sua ideia ou projeto e começar a arrecadar fundos em menos de 10 minutos!

Ainda, você conta com o apoio da Dani Pascoal e de toda a equipe Kickante durante o processo!

Box de ajuda de criação de campanha

Ah, isso é muito importante: Possuímos selo de site seguro, assim seus contribuidores podem kickar sem medo de ser feliz!

Então vamos lá: antes de criar sua campanha, é necessário que se cadastre no site. Ao clicar em Cadastre-se lá em cima, vai aparecer um formulário igualzinho ao que está aqui embaixo. Preencha com seu nome completo, e-mail e senha. Lembre-se de colocar um e-mail válido pois através dele você receberá diversas informações sobre campanhas, além de ser seu meio de contato com a equipe da Kickante!

login

Prontinho. Agora que você já tem uma conta na Kickante, pode começar a criar sua campanha! Separamos algumas dicas para te auxiliar em todas as etapas do processo.

Título da campanha: o título deve ser bem objetivo. Deve incluir o nome do seu projeto e algum elemento que dê indícios do que se trata sua campanha.  A busca de campanhas no site encontra apenas palavras que estão no seu título.

Exemplo: “Oceano Azul: pré-venda do livro”

Assim, quem entrar no site procurando especificamente sua campanha, pode achá-la pelo título “Oceano Azul”. Entretanto, se um amante de livros estiver procurando por campanhas novas, pode acha-la buscando apenas por “livro”.

Categoria da campanha: escolha a categoria em qual sua campanha se adequa melhor. Isso porque o “Explore” (a parte de busca do site) é segmentada por categorias! 

Como escolher entre Campanha Flexível ou Tudo ou nada: pense no seu projeto. Você só poderá realizá-lo se conseguir todo o dinheiro que está pedindo? Se sim, sua campanha deve ser Tudo ou Nada. Se você consegue viabilizar seu projeto e entregar todas as recompensas com um valor menor que a sua meta, então sua campanha é Flexível.

  • Tudo ou Nada: você receberá o valor arrecadado somente se atingir ou ultrapassar a meta e a taxa administrativa da Kickante será de 12%. Caso não atinja sua meta em campanhas Tudo ou Nada, não tem problema: devolvemos o valor aos contribuidores e ninguém paga nada. Simples assim. Parceria total.
  • Flexível: Você leva o valor arrecadado independente de atingir a meta. Se você atingir a meta, a taxa Kickante será de 12%. Caso não atinja, cobramos 5.5% a mais, mas você leva o valor arrecadado para que você possa colocar seu projeto em prática!

Exemplo: Campanhas de Terceiro Setor, em sua grande maioria, são campanhas flexíveis. Isso porque qualquer quantia de dinheiro é bem-vinda e ajudará uma causa.

Imagem: a imagem da sua campanha deve representar seu projeto, ilustrar o produto ou serviço que você quer viabilizar. As fotos pessoais são mais efetivas e passam maior credibilidade, mesmo sendo uma foto amadora. Os potenciais contribuidores querem ver sua cara, quem você é, o que você faz. 

Descrição curta da campanha: escolha um parágrafo que descreva de forma sucinta e clara o que significa sua campanha! Essa descrição ficará exposta na miniatura da sua campanha, tanto no “Explore” quanto na home page caso sua campanha atinja o algoritmo necessário e apareça em destaque.

Box da Campanha de Financiamento Coletivo

Descrição completa da campanha: Aqui é o lugar em que você deve explicar seu projeto, porque ele é relevante, porque você precisa arrecadar fundos agora e não ano que vem, porque as pessoas devem contribuir, o que você vai fazer com o dinheiro delas e o que elas vão ganhar em troca!

Garanta que o texto está claro e informativo. Tome cuidado com os detalhes. Se seu projeto não for de engenharia, não precisa colocar informações técnicas. A maioria das pessoas não vai entender e vai achar a descrição cansativa.

Meta: qualquer fonte de recursos exige esforço e dedicação. Ninguém vai ficar rico com crowdfunding e esse não é o objetivo de criar uma campanha. Portanto, defina sua meta como sendo o mínimo necessário para realizar o seu projeto.

Além disso, pense que você deve ter uma base de contatos que sustente essa meta. Quando maior a meta, maior deve ser o número de pessoas engajadas na campanha.  Se achar necessário, exponha seu orçamento. Explique para os contribuidores porque você precisa desse dinheiro, como será gastado cada centavo.

Duração da campanha: Sua campanha de financiamento coletivo pode durar de 1 a 60 dias. Quanto mais tempo de campanha, mais chances de arrecadar. Mas lembre-se sempre de que a Kickante tem um prazo de 30 dias para liberar o dinheiro para o criador depois que a campanha é encerrada. Se você precisa do dinheiro com urgência, deve considerar um prazo que caiba no seu cronograma.

Adicione suas redes sociais: essa etapa é opcional, porém, colocar suas redes sociais a disposição dos contribuidores passa maior credibilidade. Isso porque ele pode ver quem você é e pesquisar sobre seu trabalho tornando o processo mais pessoal.  

Recompensas: defina recompensas atraentes. Pense no que seu público gostaria de receber em troca da contribuição. Fotos são importantes pois conseguem tangibilizar o produto se ele for físico. Veja algumas dicas de como fazê-las aqui.

Lembre-se que as recompensas têm prazo de entrega e limite de quantidades (a não ser que seja uma recompensa online, como um e-mail de agradecimento ou um single digital, caso você seja músico).

Recompensa de financiamento coletivo da campanha do HQ AuRecompensa de Financiamento Coletivo do Filme Brasil GiganteRecompensa de financiamento coletivo de Piracicaba 1964

Preencheu todos os campos? Salve e visualize sua campanha. Se estiver tudo certo e do jeitinho que você queria, é hora de lançar!!

(Iniciou uma campanha, mas prefere finalizá-la depois? Não tem problema! Em qualquer etapa, você pode clicar em salvar e depois acessar o rascunho da campanha novamente.)

Depois de lançada, você deve compartilhar sua campanha com toda a sua base de contato. A Kickante oferece uma ferramenta que permite que você importe sua lista de e-mails e dispare todos de uma vez!

divulgação

Agora é só mandar ver na divulgação! Tenha sempre em mente: não existe dinheiro fácil, o crowdfunding é a forma mais rápida e justa de captar fundos, mas requer muito esforço e dedicação!!

Importante: é obrigatório que você tenha conta no MoIP, plataforma de pagamento online, para receber suas contribuições. A gente te mostra como é fácil aqui. (Para contribuições internacionais, é necessário uma conta do PayPal também)

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