Tutorial de como criar a sua campanha na Kickante

Milhares de sonhos já foram realizados graças ao crowdfunding e vaquinhas na Kickante.

O processo de criar uma campanha de arrecadação é muito rápido e simples. Por não termos uma curadoria, você mesmo pode entrar no site com a sua ideia ou projeto e começar a arrecadar fundos em menos de 10 minutos!

Ainda, você conta com o apoio da Dani Pascoal e de toda a equipe Kickante durante o processo!

Importante: Possuímos selo de site seguro, assim seus contribuidores podem kickar sem medo de ser feliz!

Antes de criar sua campanha é necessário que se cadastre no site. Preencha os campos ilustrados abaixo com seu nome completo, e-mail e senha. Lembre-se de colocar um e-mail válido pois através dele você receberá diversas informações sobre campanhas, além de ser seu meio de contato com a equipe da Kickante!

Agora que você já tem uma conta na Kickante, já pode começar a criar sua campanha! Separamos algumas dicas para te auxiliar em todas as etapas do processo.

Título da campanha: o título deve ser bem objetivo. Deve incluir o nome do seu projeto e algum elemento que dê indícios do que se trata sua campanha.  A busca de campanhas no site encontra apenas palavras que estão no seu título.

Exemplo: “Livro: Oceano Azul”

Assim, quem entrar no site procurando especificamente sua campanha, pode acha-la pelo título “Oceano Azul”. Entretanto, se um amante de livros estiver procurando por campanhas novas, pode acha-la buscando apenas por “livro”.

Categoria da campanha: escolha a categoria em qual sua campanha se adequa melhor. Isso porque o “explore” (a parte de busca do site) é segmentada por categorias!

Como escolher entre Campanha Flexivel ou Tudo ou nada: pense no seu projeto. Você só poderá realiza-lo se conseguir todo o dinheiro que está pedindo? Se sim, sua campanha deve ser Tudo ou Nada. Se você consegue viabilizar seu projeto com menos do que o valor da sua meta, então sua campanha é Flexível.

  • Tudo ou Nada: você receberá o valor arrecadado somente se atingir ou ultrapassar a meta e a taxa administrativa da Kickante será de 12%. Caso não atinja sua meta em campanhas Tudo ou Nada, devolvemos o valor aos contribuidores e ninguém paga nada. Parceria total.
  • Flexível: Você leva o valor arrecadado independente de atingir a meta. Se você atingir a meta, a taxa Kickante será de 12%. Caso não atinja, cobramos 5.5% a mais, mas você leva o valor arrecadado!

Exemplo: Campanhas de Terceiro Setor, em sua grande maioria, são campanhas flexíveis. Isso porque qualquer quantia de dinheiro é bem-vinda e ajudará uma causa).

Imagem: a imagem da sua campanha deve representar seu projeto, ilustrar o produto ou serviço que você quer viabilizar. As fotos pessoais são mais efetivas e passam maior credibilidade, mesmo sendo uma foto amadora. Os potenciais contribuidores querem ver sua cara, quem você é, o que você faz.

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Descrição curta da campanha: escolha um parágrafo que descreva de forma sucinta e clara o que significa sua campanha! Essa descrição ficará exposta na miniatura da sua campanha, tanto no “Explore” quanto na home page caso sua campanha atinja o algoritmo necessário e apareça em destaque.

Descrição completa da campanha: Aqui é o lugar em que você deve explicar seu projeto, porque ele é relevante, porque você precisa arrecadar fundos agora e não ano que vem, porque as pessoas devem contribuir, o que você vai fazer com o dinheiro delas e o que elas vão ganhar em troca!

Garanta que o texto está claro e informativo. Tome cuidado com os detalhes. Se seu projeto não for de engenharia, não precisa colocar informações técnicas. A maioria das pessoas não vai entender e vai achar a descrição cansativa.

Meta: qualquer fonte de recursos exige esforço e dedicação. Ninguém vai ficar rico com crowdfunding e esse não é o objetivo de criar uma campanha. Portanto, defina sua meta como sendo o mínimo necessário para realizar o seu projeto.

Além disso, pense que você deve ter uma base de contatos que sustente essa meta. Quando maior a meta, maior deve ser o número de pessoas engajadas na campanha.  Se achar necessário, exponha seu orçamento. Explique para os contribuidores porque você precisa desse dinheiro, como será gastado cada centavo.

Duração da campanha: Sua campanha de financiamento coletivo pode durar de 1 a 60 dias. Quanto mais tempo de campanha, mais chances de arrecadar. Mas lembre-se sempre de que a Kickante tem um prazo de 30 dias para liberar o dinheiro para o criador depois que a campanha é encerrada. Se você precisa do dinheiro com urgência, deve considerar um prazo que caiba no seu cronograma.

Adicione suas redes sociais: essa etapa é opcional, porém, colocar suas redes sociais a disposição dos contribuidores passa maior credibilidade. Isso porque ele pode ver quem você é e pesquisar sobre seu trabalho tornando o processo mais pessoal.  

Recompensas: defina recompensas atraentes. Pense no que seu público gostaria de receber em troca da contribuição. Fotos são importantes pois conseguem tangibilizar o produto se ele for físico.  

Lembre-se que as recompensas têm prazo de entrega e limite de quantidades (a não ser que seja uma recompensa online, como um e-mail de agradecimento ou um single digital, caso você seja músico).

Preencheu todos os campos? Salve e visualize sua campanha. Se estiver tudo certo e do jeitinho que você queria, é hora de lançar!!

(Iniciou uma campanha, mas prefere finalizá-la depois? Não tem problema! Em qualquer etapa, você pode clicar em salvar e depois acessar o rascunho da campanha novamente.)

Depois de lançada, você deve compartilhar sua campanha com toda a sua base de contato. A Kickante oferece uma ferramenta que permite que você importe sua lista de e-mails e dispare todos de uma vez!

Agora é só mandar ver na divulgação! Tenha sempre em mente: não existe dinheiro fácil, o crowdfunding é a forma mais rápida e justa de captar fundos, mas requer muito esforço e dedicação!!

Importante: é obrigatório que você tenha conta no Wirecard, plataforma de pagamento online, para receber suas contribuições.

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