O processo de criar uma campanha de crowdfunding na Kickante é muito rápido e simples. Por não termos uma curadoria, você mesmo pode entrar no site com a sua ideia ou projeto e começar a arrecadar fundos em menos de 10 minutos!
Ainda, você conta com o apoio da Dani Pascoal no falecom@kickante.com.br e de toda a equipe Kickante durante o processo!
> Importante: Possuímos selo de site seguro, assim seus contribuidores podem kickar sem medo de ser feliz!
Antes de criar sua campanha é necessário que cadastre-se no site. Preencha os campos ilustrados abaixo com seu nome completo, e-mail e senha. Lembre-se de colocar um e-mail válido pois através dele você receberá diversas informações sobre campanhas, além de ser seu meio de contato com a equipe da Kickante! Você também pode fazer direto da sua conta do Facebook!
Agora que você já tem uma conta na Kickante, pode começar a criar sua campanha!
Separamos algumas dicas para te auxiliar em todas as etapas do processo:
Título da campanha: o título deve ser bem objetivo. Deve incluir o nome do seu projeto e algum elemento que dê indícios do que se trata sua campanha.
Exemplo de título: “Livro: Oceano Azul”
Assim, quem entrar no site procurando especificamente sua campanha, poderá achá-la pelo título “Oceano Azul”. Entretanto, se um amante de livros estiver procurando por campanhas novas, poderá achá-la buscando apenas por “livro”.
Lembre-se: você ainda poderá criar um link curto para sua campanha, ou seja, algo mais fácil de usar na sua divulgação!
Categoria da campanha: escolha até 3 categorias que sua campanha se adequa melhor. Isso porque o “Explore” (onde estão listadas todas as campanhas do site) é segmentada por categorias!
Como escolher entre Campanha Flexivel ou Tudo ou nada: pense no seu projeto. Você só poderá realiza-lo se conseguir todo o dinheiro que está pedindo? Se sim, sua campanha deve ser Tudo ou Nada. Se você consegue viabilizar seu projeto com menos do que o valor da sua meta, então sua campanha é Flexível.
- Tudo ou Nada: você receberá o valor arrecadado somente se atingir ou ultrapassar a meta e a taxa administrativa da Kickante será apenas 6%. Caso não atinja sua meta em campanhas Tudo ou Nada, devolvemos o valor aos contribuidores e ninguém paga nada. Parceria total.
- Flexível: Você leva o valor arrecadado independente de atingir a meta e a taxa Kickante será de apenas 6%.
Exemplo: Campanhas de Terceiro Setor, em sua grande maioria, são campanhas flexíveis. Isso porque qualquer quantia de dinheiro é bem-vinda e ajudará uma causa.
E ainda: coloque valores com recorrência, assim mantenha seus contribuidores apoiando o projeto por mais tempo.
Meta: qualquer fonte de recursos exige esforço e dedicação. Ninguém vai ficar rico com crowdfunding e esse não é o objetivo de criar uma campanha. Portanto, defina sua meta como sendo o mínimo necessário para realizar o seu projeto.
Além disso, pense que você deve ter uma base de contatos que sustente essa meta. Quanto maior a meta, maior deve ser o número de pessoas engajadas na campanha. Se achar necessário, exponha seu orçamento. Explique para os contribuidores porque você precisa desse dinheiro, como será utilizado cada centavo.
Mas se preferir coloque uma meta de Kicks e corra atrás da quantidade de pessoas que gostaria que apoiassem seu projeto.
Ou ainda capte sem meta definida!
Duração da campanha: Sua campanha de financiamento coletivo pode durar o quanto quiser. Quanto mais tempo de campanha, mais chances de arrecadar.
A seguir, você informa o nome e imagem de quem está a frente da campanha, e segue para informar os dados do recebedor (CNPJ ou CPF) da campanha.
Identifique quem será o beneficiário da campanha: fique pronto para receber os repasses adiantados! Ou seja, quando quiser pode resgatar os valores na sua conta (salvo para campanhas Tudo ou Nada que precisam encerrar para a liberação dos valores). Atente-se de preencher seus dados corretamente! Pois, após informar o recebedor (CPF ou CNPJ), não poderá mais ser alterado.
Finalizada essa primeira etapa, é o momento de criar a sua campanha:
Imagem: a imagem da sua campanha deve representar seu projeto, ilustrar o produto ou serviço que você quer viabilizar. As fotos pessoais são mais efetivas e passam maior credibilidade, mesmo sendo uma foto amadora. Os potenciais contribuidores querem ver sua cara, quem você é, o que você faz.
Primeiro parágrafo: no seu primeiro parágrafo descreva de forma sucinta e clara o que significa sua campanha! O Google vai reconhecer por aí sua campanha!
Descrição completa da campanha: Aqui é o lugar em que você deve explicar seu projeto, porque ele é relevante, porque você precisa arrecadar fundos agora e não ano que vem, porque as pessoas devem contribuir, o que você vai fazer com o dinheiro delas e o que elas vão ganhar em troca!
Garanta que o texto esteja claro e informativo. Tome cuidado com os detalhes. Se seu projeto não for de engenharia, não precisa colocar informações técnicas. A maioria das pessoas não vai entender e vai achar a descrição cansativa.
Recompensas: as recompensas são opcionais, mas se for incluir pense no que seu público gostaria de receber em troca da contribuição. Fotos são importantes pois conseguem tangibilizar o produto se ele for físico.
Lembre-se que as recompensas têm prazo de entrega e limite de quantidades (a não ser que seja uma recompensa online, como um e-mail de agradecimento ou um single digital, caso você seja músico).
Você também pode optar por colocar apenas sugestões de valores, isso ajuda na conversão, pois o contribuidor é induzido a clicar direto e pode aumentar seu ticket médio, facilitando a escolhe dele!
Ou ainda, deixe livre! O botão “Contribuir” sempre estará disponível em sua campanha para que as pessoas possam fazer contribuições a vontade a partir de R$5,00.
E agora ainda, tenha a opção dos contribuidores turbinarem o valor, com um apoio
Adicione suas redes sociais: essa etapa é opcional, porém, colocar suas redes sociais a disposição dos contribuidores passa maior credibilidade. Isso porque ele pode ver quem você é e pesquisar sobre seu trabalho tornando o processo mais pessoal.
Para receber as contribuições dadas a sua campanha: existem certos critérios que precisam ser atendidos, como preenchimento dos dados financeiros corretamente, aprovação dos seus documentos e liberação dos valores a depender do tipo de campanha escolhida. Tudo muito rápido, fácil e seguro! Você encontra todas as informações em seu Painel de Controle no ser Perfil.
Depois de lançada, você deve compartilhar sua campanha com toda a sua base de contato.
Agora é só mandar ver na divulgação! Tenha sempre em mente: não existe dinheiro fácil, o crowdfunding é a forma mais rápida e justa de captar fundos, mas requer muito esforço e dedicação!
Se ainda houver dúvidas, entre em contato conosco pelo email falecom@kickante.com.br. Responderemos a todos em até 24h, exceto em finais de semanas e feriados.